DESAFIO #2 – ORGANIZAÇÃO

novembro 25, 2009 at 1:48 pm 8 comentários

O segundo desafio que eu encontrei no início de carreira foi a organização das minhas tarefas, cumprir os prazos e não ter erros.
Tudo começou quando fazia alguns materiais que acabavam saindo com erro. Comecei a perceber que os erros, obviamente, saíam porque o prazo para o desenvolvimento das atividades era muito curto. Então pensei em alguma forma de melhorar toda essa estrutura para que não houvessem mais erros e consequentemente não prejudicasse o meu trabalho.

Fui conversar com o meu gestor. Na conversa relatei todos os problemas e as dificuldades que encontrava, justificando os erros que aconteciam e ele, sempre me falou que era falta de organização. A partir daí foquei em organizar todas as coisas que me envolviam, desde a minha mesa de trabalho, caixa de email, pastas do computador, até a ordem dos trabalhos.
Organizar os objetos com o qual você trabalha é a tarefa mais básica e fácil, basta não ter preguiça. Depois fui para a ordem de prioridades dos meus trabalhos e meu gestor me ensinou a fazer uma matriz de prioridades.

Matriz de Prioridades
É uma matriz que mede o Nível de Urgência x Nível de Importância.
 

TRABALHO A: Nenhum trabalho pode chegar nesse quadro da matriz, se um trabalho é muito importante ele não pode ser feito de maneira urgente para que não haja erros. A não ser que seja um acontecimento momentâneo e que precisa ser resolvido de imediato, caso não seja, nunca deixe um trabalho chegar a esse quadro da matriz.

TRABALHO B: Como já foi dito anteriormente um trabalho que tem um grau de importância muito alto precisa ser elaborado de maneira correta, sem erros. Por isso esse é o foco principal da matriz. Trabalhe sempre de maneira organizada e sempre focando nos trabalhos importantes com antecedência, pois dessa maneira você sempre terá tempo de resolver todos os imprevistos.

TRABALHO C: Se um trabalho é pouco importante, é porque trata-se de uma atividade relativamente simples, o que não demanda muito tempo. Com isso você consegue conciliar essa atividade sendo eficáz no resultado final.

TRABALHO D: Quando um trabalho se encontrar nesse quadro, aproveite os horários em que você não está cheio de coisas e planeje como vc vai fazer essa ação. Assim quando ele mudar de quadro e se tornar urgente, você já terá tudo o que deve ser feito, levando menos tempo para executar.

Fique atento para as trocas de quadros dos trabalhos na matriz. Essa troca te alerta o momento em que você precisa se dedicar à cada atividade e lógico que muitas vezes precisamos adaptar as nossas necessidades e a necessidade da empresa de acordo com a nossa ordem de tarefas.

Espero ter contribuído, mesmo que seja pouco, para que todos tenham um caminho para se organizar e não ficarem perdidos ao longo dos dias.

Abraços.

Crítica, dúvida ou sugestão? Comente no blog, a gente agradece.

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DESAFIO #1 – O QUE EU FAÇO? Desafio #3 – O VISIONÁRIO PRÓ-ATIVO

8 Comentários Add your own

  • 1. Rodrigo  |  novembro 25, 2009 às 3:11 pm

    Tive o mesmo problema no ínicio, mas assim como você tive que aprender a criar prioridades. Achei legal seu método, já que eu simplesmente dividia em pouco importante ou muito importante.
    Ainda hoje tento participar de atividades que não são necessáriamente minha responsabilidade, mas faço isto com a idéia de aprender, entretanto ocupo ainda a vaga de estágio e a posição de trabalho deve mesmo ser diferente.

    Gostei do Blog. Acho que os problemas que você passa é comum mesmo. Estamos numa época de transição e isso sempre “assusta um pouco”

    Só pra constar: também sempre quis ter um blog….mas eu quero falar de entreterimento e video game.. 😛

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  • 2. Mari Alcalde  |  novembro 25, 2009 às 3:23 pm

    Muito bom. Toda forma de organização é fundamental para que se possa concluir um dia com as prioridades fechadas.
    A base de um gestor pronto para auxilar nas dificuldades encontradas no dia a dia é simplesmente fundamental para que se possa verificar o que realmente pode ser alterado na rotina para que todo trabalho seja executado no prazo e de maneira correta.

    Mais uma vez está de parabéns.

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  • 3. Paulinho  |  novembro 25, 2009 às 4:07 pm

    Basicamente só trabalho no quadro A.

    Procure ler sobre Reatividade e Proatividade, e escreva um post para nós

    Abraço e bom trabalho no blog

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  • 4. Carol Carneiro  |  novembro 25, 2009 às 5:32 pm

    Muito boa a dica! Quando comecei a trabalhar vivia enrolada, pois me organizava mal (resolvia as coisas na ordem que chegavam na minha mesa, nao avaliava importancia ou urgencia). Num preciso nem dizer como foi dificil aprender na marra neh!!heheheh Precisava dessa dica urgentemente ha um ano atras!!!hehehehe Sorte de quem ta começando agora e já tem o blog pra dá um help. To adorando ler os posts! Parabens Lucas!

    Bjinhuxxx

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  • 5. Thamara Ranciaro  |  novembro 25, 2009 às 6:58 pm

    Legal Lucas!!! Excelente esse quadro, facilita bastante o nosso trabalho.. Mas, dúvida: e quando TUDO é prioridade?!

    Como a Mari disse, tbm só trabalho no quadro A. Acho q tiramos diploma de Ninja em vez de Marketing!!!

    bjs

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  • 6. desafiosdeuminiciante  |  novembro 25, 2009 às 7:10 pm

    Thamara,
    quando tudo é prioridade e tudo é pra ontem é porque existe um problema. Ou você está deixando o trabalho chegar no quadro A, ou seus gestores vem sempre com trabalhos que eles deixaram chegar no quadro A para depois te passar. Então converse com eles e procure entender a necessidade deles, o porque da demora no processo e explique a sua necessidade fazendo com que cheguem a um acordo que seja bom tanto pra ti quanto pra eles.

    Espero ter ajudado.

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  • 7. Thamara Ranciaro  |  novembro 26, 2009 às 2:11 pm

    Lucas,
    ajudou sim.. mas aqui o problema é falta de mão de obra. O volume de trabalho é inversamente proporcional ao número de funcionários.. e por isso acabamos apagando incendio em vez da prevenção..

    Quando não há recursos para contratar mais pessoas, e o volume de trabalho não irá diminuir… viramos NINJAS!!!

    Responder
  • 8. Lucas Alcalde  |  novembro 27, 2009 às 1:23 pm

    e aiii mmaaannn!!!!
    gostei da sua iniciativa de fazer esse blgo aqui, vai ajudar muita gente!! aprenda com os erros alheios, voce nao vivera tempo suficiente pra comete-los todos sozinhos!! mta gente vai aprender com voce!!
    sucesssooo!!!
    abraco!

    Responder

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